PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO – PEA
Portaria 901 de 25/01/14
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I - Unidade Escolar: CEI
JARDIM LUSO, Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro
II - Ano Letivo:
2014
III
- Especificações do Projeto: Ressignificar o brincar e imaginar nos cantos e
espaços
do CEI
III - Período de
realização: de 10 /
02 / 2014 a 17 /
12 / 2014
Total
de horas semanais: 3 h
Total
de horas anual: 118
Grupo I - 118h (segundas, terças e
quartas-feiras- acompanhado pela coordenadora pedagógica)
Grupo II- 118h (segundas, terças e quartas-feiras – acompanhado pela
coordenadora pedagógica)
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IV
– Objetivos
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V–
Resultados Esperados/Metas
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VI
- Descrição das Fases/Etapas: Cronograma de execução e avaliação
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1º
BIMESTRE
Elaboração do PEA: análise das
necessidades dos grupos de professoras, levantamento bibliográfico, discussão
do tema com a equipe docente.
Em reunião com as professoras da
Unidade, informamos que a grande maioria do grupo escolheu como tema PEA
deste ano “O Brincar”, discutimos a
importância do tema para o
desenvolvimento das crianças, pois toda as práticas pedagógicas realizadas no
CEI tem como suporte brincadeiras e brinquedos.
Leitura e reflexão sobre a
importância de estudos sobre o Tema: A importância do brincar e da
brincadeira reside no fato de ser uma
ação livre, iniciada e conduzida pela criança com a finalidade de tomar
decisões expressar sentimentos e valores, conhecer a si mesma, as outras
pessoas e o mundo em que vive. Brincar é repetir e criar ações prazerosas,
expressar situações imaginárias, criativas compartilhar brincadeiras com
outras pessoas, expressar sua individualidade e sua identidade, explorar a
natureza, os objetos, comunicar-se e participar da cultura lúdica para
compreender seu universo.
Para tanto utilizando as diversas
linguagens, como corporal, artística, musical, buscando também integrar as
famílias nas atividades com as crianças, com integração das interações, brincadeiras
e experiências da comunidade. Intensificar e consolidar a prática de criação de cantos ( muitos mundos em
um único espaço).
Seleção de materiais e
bibliografia na literatura infantil que possam apoiar o professor nas atividades
sobre o tema com os alunos.
Apresentação
do Projeto ao Conselho de Escola.
Avaliação
e redimensionamentos. (outras leituras poderão ser acrescentadas, de acordo
com a necessidade e avaliação do grupo).
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2º
BIMESTRE
Continuidade
dos trabalhos iniciados no Primeiro Bimestre
De acordo
com a avaliação feita ao final do Primeiro
Bimestre, em principio procederemos ao redimensionamento, necessário a
continuidade dos trabalhos. Acrescentando a isso a leitura de textos
especializados sobre o tema, assim como reflexão dos registros feitos pelos
professore sobre o desenvolvimento do trabalho com os alunos. Processo de observação e reestruturação de
alguns espaços.
Promover eventos onde a família
participe da organização e realização do mesmo (Ex: Dia da Família na Escola,
Festa Junina).
A equipe escolar promoverá ações
para que haja maior integração entre os projetos realizados pelos
professores.
As
famílias também participarão de atividades propostas, pesquisas, integrando e
enriquecendo as atividades e Projetos das professoras da Unidade.
Avaliação e
redimensionamentos.
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3º
BIMESTRE
Leitura e discussão sobre como trabalhar o eixo
Natureza e Sociedade de maneira interdisciplinar, a importância da
metodologia investigativa para a construção do pensar formas de elaborar boas
situações didáticas .
Avaliação do projeto.
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4º
BIMESTRE
Atividades em grupo, leituras,
reflexões e discussões sobre os temas relacionados ao brincar, atividades
práticas, organização e elaboração dos registros
Dia da Família na escola 29/11 (Família
na Escola - Mostra Cultural dos trabalhos desenvolvidos com as/ crianças da
Unidade,)
Avaliação final do projeto.
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VII-
Procedimentos Metodológicos
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Orientar-se pelo
princípio da Formação Continuada pautada na resolução de situações-problema,
abordando:
I - Identificação dos aspectos relevantes com levantamento e análise dos
dados.
II - Sistematização:
Leitura de textos nos horários dedicados à Formação dos professores;
Preparar os eventos propostos com a presença de representantes dos
Pais e funcionários;
Participação em eventos que abordem os temas levantados pelo grupo;
III - Alternativas de solução:
Possibilitar às famílias que acompanhem o desenvolvimento das
diferentes ações que desenvolvemos no CEI através de reuniões, palestras e
registros encaminhados através da agenda.
IV -
Implementação de propostas:
As propostas também
poderão ter seu embasamento em reuniões de Setor onde diferentes Unidades
Escolares da Rede Municipal encontram-se para trocas de experiências sob a
orientação da Supervisora Responsável.
Desenvolver as ações através de
oficinas; visitas externas; palestras seguindo sempre o Cronograma de
Execução.
VI – Avaliação:
O registro das leituras, visitas,
palestras, oficinas será realizado por escrito durante o desenvolvimento das atividades, num
livro próprio e que deverá ser assinado por todos. Esses registros também
avaliam o desenvolvimento do nosso trabalho e propõe outras ações, através
das observações e orientações da Supervisora.
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