segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PEA


PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO – PEA

Portaria 901 de 25/01/14

 

I - Unidade Escolar: CEI JARDIM LUSO, Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro

II - Ano Letivo: 2014

III - Especificações do Projeto: Ressignificar o brincar e imaginar nos cantos e espaços
                                                     do CEI
III - Período de realização: de 10 / 02 / 2014  a   17 / 12 / 2014
Total de horas semanais: 3 h
Total de horas anual:   118
Grupo I - 118h (segundas, terças e quartas-feiras- acompanhado pela coordenadora pedagógica)
Grupo II- 118h (segundas,  terças e quartas-feiras – acompanhado pela coordenadora pedagógica)


IV – Objetivos



  • Viabilizar para as professoras e equipe gestora, momentos de estudo e reflexão a respeito do brincar e imaginar como atividade principal da criança.
  •  Transformar os espaços da escola para que se tornem locais ricos nas possibilidades de aprendizagens, através do brincar.
  • Entender o brincar enquanto desafio político.
  • Despertar nas crianças a curiosidade.
  • Proporcionar às crianças variadas experiências, que possibilitem o desenvolvimento de diferentes linguagens e formas de expressão.
  • Envolver os familiares nos projetos do CEI, compartilhando com eles a importância que a  ação de brincar possui para a criança, e o consequente respeito que devemos ter com a mesma.
  • Pensar as práticas pedagógicas tendo como eixos norteadores as interações e brincadeiras.
  • Criação de ambientes educativos especialmente planejados, que ofereçam oportunidades de qualidade para brincadeiras e interações.
  • Desenvolvimento da dimensão brincalhona da professora.
  • Aceitação do brincar como direito da criança.
  • Elaborar registros de observação sobre as brincadeiras.








V– Resultados Esperados/Metas



  • Garantir que os professores pesquisem e desenvolvam atividades qualitativas no brincar explorando os espaços de diferentes maneiras resultando a imersão da criança no universo do brincar.
  • Que a criança aprenda a brincar e construa repertório de brincadeiras.
  • A brincadeira como elemento de integração entre as crianças e o ambiente, entre as crianças e seus pares, entre as crianças e o adulto.
  • Realizar a construção de brinquedos com sucata e materiais não estruturados, em conformidade com o projeto de Meio Ambiente realizado pela escola no ano anterior.
  • Que as práticas pedagógicas adotadas pelas professoras favoreçam a participação e a inclusão de todas as crianças da unidade, nas mais diversas atividades;
  • A brincadeira como suporte para o desenvolvimento das aprendizagens.
  • Ampliar a participação das famílias em situações de aprendizagem e desenvolvimento global das crianças;
  • Oportunizar encontros com as famílias para que reflitam sobre o desenvolvimento da criança;
  • Socialização das experiências significativas realizadas pelas professoras com suas turmas nos horários de formação da Unidade;
  • Realização de Projetos desenvolvidos sobre o tema do PEA.
           


VI - Descrição das Fases/Etapas: Cronograma de execução e avaliação



1º BIMESTRE

          Elaboração do PEA: análise das necessidades dos grupos de professoras, levantamento bibliográfico, discussão do tema com a equipe docente.
          Em reunião com as professoras da Unidade, informamos que a grande maioria do grupo escolheu como tema PEA deste ano “O Brincar”,  discutimos a importância do tema  para o desenvolvimento das crianças, pois toda as práticas pedagógicas realizadas no CEI tem como suporte brincadeiras e brinquedos.
                  Leitura e reflexão sobre a importância de estudos sobre o Tema: A importância do brincar e da brincadeira  reside no fato de ser uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança com a finalidade de tomar decisões expressar sentimentos e valores, conhecer a si mesma, as outras pessoas e o mundo em que vive. Brincar é repetir e criar ações prazerosas, expressar situações imaginárias, criativas compartilhar brincadeiras com outras pessoas, expressar sua individualidade e sua identidade, explorar a natureza, os objetos, comunicar-se e participar da cultura lúdica para compreender seu universo.
 Para tanto utilizando as diversas linguagens, como corporal, artística, musical, buscando também integrar as famílias nas atividades com as crianças, com integração das interações, brincadeiras e experiências da comunidade. Intensificar e consolidar a prática de criação de cantos ( muitos mundos em um único espaço).

                 Seleção de materiais e bibliografia na literatura infantil que possam apoiar o professor nas atividades sobre o tema com os alunos.

Apresentação do Projeto ao Conselho de Escola.

Avaliação e redimensionamentos. (outras leituras poderão ser acrescentadas, de acordo com a necessidade e avaliação do grupo).





2º BIMESTRE
       
Continuidade dos trabalhos iniciados no Primeiro Bimestre          
De acordo com a avaliação feita ao final do  Primeiro Bimestre, em principio procederemos ao redimensionamento, necessário a continuidade dos trabalhos. Acrescentando a isso a leitura de textos especializados sobre o tema, assim como reflexão dos registros feitos pelos professore sobre o desenvolvimento do trabalho com os alunos.  Processo de observação e reestruturação de alguns espaços.
          Promover eventos onde a família participe da organização e realização do mesmo (Ex: Dia da Família na Escola, Festa Junina).
           A equipe escolar promoverá ações para que haja maior integração entre os projetos realizados pelos professores.
As famílias também participarão de atividades propostas, pesquisas, integrando e enriquecendo as atividades e Projetos das professoras da Unidade.
            Avaliação e redimensionamentos.


3º BIMESTRE

          Leitura e discussão sobre como trabalhar o eixo Natureza e Sociedade de maneira interdisciplinar, a importância da metodologia investigativa para a construção do pensar formas de elaborar boas situações didáticas .
           Avaliação do projeto.



4º BIMESTRE

          Atividades em grupo, leituras, reflexões e discussões sobre os temas relacionados ao brincar, atividades práticas, organização e elaboração dos registros


          Dia da Família na escola 29/11 (Família na Escola - Mostra Cultural dos trabalhos desenvolvidos com as/ crianças da Unidade,)           
          Avaliação final do projeto.








VII- Procedimentos Metodológicos



          
          Orientar-se pelo princípio da Formação Continuada pautada na resolução de situações-problema, abordando:

   I - Identificação dos aspectos relevantes com levantamento e análise dos dados.
 
   II - Sistematização:
           Leitura de textos nos horários dedicados à Formação dos professores;
           Preparar os eventos propostos com a presença de representantes dos Pais e funcionários;
           Participação em eventos que abordem os temas levantados pelo grupo;

   III - Alternativas de solução:
           Possibilitar às famílias que acompanhem o desenvolvimento das diferentes ações que desenvolvemos no CEI através de reuniões, palestras e registros encaminhados através da agenda.
          
   IV - Implementação de propostas:
                      As propostas também poderão ter seu embasamento em reuniões de Setor onde diferentes Unidades Escolares da Rede Municipal encontram-se para trocas de experiências sob a orientação da Supervisora Responsável.
          Desenvolver as ações através de oficinas; visitas externas; palestras seguindo sempre o Cronograma de Execução.

  VI – Avaliação:
           O registro das leituras, visitas, palestras, oficinas será realizado por escrito durante o      desenvolvimento das atividades, num livro próprio e que deverá ser assinado por todos. Esses registros também avaliam o desenvolvimento do nosso trabalho e propõe outras ações, através das observações e orientações da Supervisora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário