Projeto: Descobrindo Sons e Movimentos no
Berçário I
Justificativa:
As crianças que frequentam
o Centro de Educação Infantil Jardim Luso passam a maior parte do dia na
Unidade Escolar. Deste modo, faz-se necessário que a Instituição de Ensino ofereça
diversas vivências culturais, sociais e artísticas, para os pequenos,
proporcionando, assim, um elevado capital cultural, no dizer de Pierre
Bourdieu, e ampliando as conexões neuronais, com o maior número possível de
estímulos, através das linguagens artísticas, corporais e de
inter-relacionamento.
Nesse contexto, faz-se
necessário ir além das oportunidades já oferecidas aos bebês, em suas famílias
e vizinhança, proporcionando grande conhecimento, sem a pretensão de
especialização, de estilos musicais, sobretudo os que não estão em constante
veiculação na mídia, assim como algumas das danças que as acompanham e possibilitar
às crianças do Berçário I, uma rica vivência sonora e motora, através da
apresentação de diferentes ritmos musicais e algumas de suas danças/
coreografias que já são práticas sociais, de domínio público.
Competências:
·
Ser
capaz de escutar sons;
·
Movimentar
o corpo;
·
Acompanhar
a execução de uma música;
·
Ouvir
músicas;
·
Ter
consciência corporal.
Habilidades:
·
Ouvir
sons atentamente, percebendo variações sonoras e/ ou rítmicas;
·
Movimentar
o corpo, sozinho, em duplas, ou em pequenos grupos, ao som de músicas;
·
Movimentar
o corpo de modo ritmado;
·
Acompanhar
a execução de uma música, percebendo seu final;
·
Ouvir
música de modo prazeroso, divertindo-se com a sonoridade do ambiente e com a
relação entre o movimento corporal e o som;
·
Aperfeiçoar
o conhecimento corporal, desenvolvendo o domínio corporal, por meio de execução
de movimentos ritmados e intencionais;
·
Dançar
sem pré- conceitos em relação a ritmos musicais, desenvolvendo assim a
desinibição social.
Conteúdo:
O Músicas nacionais
¯
Música Popular Brasileira, como Ney Mato Grosso, Emerson Nogueira, Fagner, Elba
Ramalho, Zeca Baleiro, Luis Gonzaga, Elis Regina, Marisa Monte, Roupa Nova,
entre outros nomes de sucesso, sejam como interpretes ou compositores.
¯
Música Indígena
¯
Rock ‘n’ Roll, como Ira!, Capital Inicial, Nenhum de Nós, Cássia Eller, Engenheiros
do Hawaii, entre outros.
¯Música
Sertaneja, como Daniel, Bruno e Marrone, entre outros.
¯Sambas,
como os de Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Fundo de Quintal, Clara Nunes.
¯Músicas
Temas de Novela,
¯
Músicas Juninas,
¯Músicas
Natalinas.
O
Músicas Internacionais
¯Música
Americana, como Frank Sinatra,
¯
Música Argentina, como tango,
¯
Boleros,
¯
Músicas Eletrônicas,
¯
Rock ‘n’Roll, como Beatles, Elvis Presley, Janis Joplin, entre outros,
¯Jazz,
¯Músicas
Clássicas, de diferentes compositores,
¯
Cantos Gregorianos,
¯Danças
de Salão,
¯
Músicas Italianas,
¯
Trilhas de filmes animados,
¯
Músicas Orientais.
Outras músicas e estilos
poderão surgir ao longo do projeto, sem que isso o descaracterize. Pelo
contrário, o surgimento de novos estilos musicais a serem incluídos nesse
projeto, mostra a relevância deste na vida dos alunos matriculados no Berçário
I.
Procedimento
Metodológico:
As professoras trarão um
CD por semana, com ritmos variados, para ser ouvido pela turma, que além da
apreciação musical, irá dançar, com as professoras, individualmente, em frente
ao espelho, ou em duplas, conforme o interesse dos pequenos. Caso algum bebê
não se interesse por dançar, sua vontade será respeitada.
Essa sequencia será
repetida, uma vez por semana.
Recursos
Didáticos:
·
Rádio
com toca-CD
·
CDs
dos mais variados estilos musicais
·
Espelho.
Avaliação:
O projeto será avaliado
pela evolução corporal em relação à dança, de cada bebê, pelo desenvolvimento
da escuta atenta e pelo interesse em cada repetição da atividade.
Cronograma:
O projeto será executado
de Março a Dezembro de 2014, com periodicidade semanal.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da
Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:
MEC/ SEF, 1998. Volumes 1, 2 e 3.
MÜLLER, Marina e VILA,
Gladys Brites de. Brincadeiras e
atividades Recreativas – Para crianças de 6 meses a 6 anos. Ed. Paulinas, 1992.
São
Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria
de Orientação Técnica. Orientações
curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a
Educação Infantil. São Paulo: SME/ DOT, 2007.
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