segunda-feira, 15 de setembro de 2014

       
Projeto: Descobrindo Sons e Movimentos no Berçário I

Justificativa:
As crianças que frequentam o Centro de Educação Infantil Jardim Luso passam a maior parte do dia na Unidade Escolar. Deste modo, faz-se necessário que a Instituição de Ensino ofereça diversas vivências culturais, sociais e artísticas, para os pequenos, proporcionando, assim, um elevado capital cultural, no dizer de Pierre Bourdieu, e ampliando as conexões neuronais, com o maior número possível de estímulos, através das linguagens artísticas, corporais e de inter-relacionamento.
Nesse contexto, faz-se necessário ir além das oportunidades já oferecidas aos bebês, em suas famílias e vizinhança, proporcionando grande conhecimento, sem a pretensão de especialização, de estilos musicais, sobretudo os que não estão em constante veiculação na mídia, assim como algumas das danças que as acompanham e possibilitar às crianças do Berçário I, uma rica vivência sonora e motora, através da apresentação de diferentes ritmos musicais e algumas de suas danças/ coreografias que já são práticas sociais, de domínio público.

                                          

Competências:
·                   Ser capaz de escutar sons;
·                   Movimentar o corpo;
·                   Acompanhar a execução de uma música;
·                   Ouvir músicas;
·                   Ter consciência corporal.

Habilidades:
·                   Ouvir sons atentamente, percebendo variações sonoras e/ ou rítmicas;
·                   Movimentar o corpo, sozinho, em duplas, ou em pequenos grupos, ao som de músicas;
·                   Movimentar o corpo de modo ritmado;
·                   Acompanhar a execução de uma música, percebendo seu final;
·                   Ouvir música de modo prazeroso, divertindo-se com a sonoridade do ambiente e com a relação entre o movimento corporal e o som;
·                   Aperfeiçoar o conhecimento corporal, desenvolvendo o domínio corporal, por meio de execução de movimentos ritmados e intencionais;
·                   Dançar sem pré- conceitos em relação a ritmos musicais, desenvolvendo assim a desinibição social.



Conteúdo:

           O      Músicas nacionais

¯ Música Popular Brasileira, como Ney Mato Grosso, Emerson Nogueira, Fagner, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Luis Gonzaga, Elis Regina, Marisa Monte, Roupa Nova, entre outros nomes de sucesso, sejam como interpretes ou compositores.
¯ Música Indígena
¯ Rock ‘n’ Roll, como Ira!, Capital Inicial, Nenhum de Nós, Cássia Eller, Engenheiros do Hawaii, entre outros.
¯Música Sertaneja, como Daniel, Bruno e Marrone, entre outros.
¯Sambas, como os de Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Fundo de Quintal, Clara Nunes.
¯Músicas Temas de Novela,
¯ Músicas Juninas,
¯Músicas Natalinas.



O Músicas Internacionais

¯Música Americana, como Frank Sinatra,
¯ Música Argentina, como tango,
¯ Boleros,
¯ Músicas Eletrônicas,
¯ Rock ‘n’Roll, como Beatles, Elvis Presley, Janis Joplin, entre outros,
¯Jazz,
¯Músicas Clássicas, de diferentes compositores,
¯ Cantos Gregorianos,
¯Danças de Salão,
¯ Músicas Italianas,
¯ Trilhas de filmes animados,
¯ Músicas Orientais.





Outras músicas e estilos poderão surgir ao longo do projeto, sem que isso o descaracterize. Pelo contrário, o surgimento de novos estilos musicais a serem incluídos nesse projeto, mostra a relevância deste na vida dos alunos matriculados no Berçário I.

Procedimento Metodológico:
As professoras trarão um CD por semana, com ritmos variados, para ser ouvido pela turma, que além da apreciação musical, irá dançar, com as professoras, individualmente, em frente ao espelho, ou em duplas, conforme o interesse dos pequenos. Caso algum bebê não se interesse por dançar, sua vontade será respeitada.
Essa sequencia será repetida, uma vez por semana.




Recursos Didáticos:
·                   Rádio com toca-CD
·                   CDs dos mais variados estilos musicais
·                   Espelho.

Avaliação:
O projeto será avaliado pela evolução corporal em relação à dança, de cada bebê, pelo desenvolvimento da escuta atenta e pelo interesse em cada repetição da atividade.

Cronograma:
O projeto será executado de Março a Dezembro de 2014, com periodicidade semanal.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Volumes 1, 2 e 3.

MÜLLER, Marina e VILA, Gladys Brites de. Brincadeiras e atividades Recreativas – Para crianças de 6 meses a 6 anos. Ed. Paulinas, 1992.

São Paulo (SP).  Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a Educação Infantil. São Paulo: SME/ DOT, 2007.



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